quinta-feira, setembro 27, 2007

Lula, o senhor de escravos

Carlos Alberto Montaner - 12 de agosto de 2007

Em 1850, o Congresso dos EUA aprovou por uma maioria esmagadora a Lei do Escravo Fugitivo. Os escravos que escapavam deveriam ser devolvidos a seus senhores imediatamente. Ninguém podia socorrê-los. Aquele que ajudasse um negro fugitivo seria severamente multado. Quem o entregasse a seu senhor receberia uma gratificação. Os escravos nem sequer podiam recorrer à justiça. Eles não tinham direitos. O debate que precedeu a aprovação da lei, lido nos dias de hoje, é muito esclarecedor. Ele ficou centrado nos direitos de propriedade. A lógica brandida por aqueles doutos varões (na época, as mulheres nem votavam nem eram eleitas) se fundamentava na tradição jurídica: a grandeza do país dependia da segurança jurídica que amparava as coisas possuídas. Os escravos não eram pessoas. Eram coisas (os gregos os chamavam de “ferramentas falantes”) e as coisas não tinham direitos. Dessa forma, todos os cavalheiros verdadeiramente patriotas deviam proceder de acordo com a lei e devolver ao proprietário aquela coisa escura e assustadora que havia escapado de suas mãos.
A história surge a propósito da devolução a Fidel Castro dos dois jovens negros, campeões de boxe, que se refugiaram no Brasil durante os recentes Jogos Panamericanos. Eles se chamavam Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara. Tinham planos de mudarem para a Alemanha pelas mãos de empresários profissionais com os quais estavam secretamente mantendo contato, e onde se transformariam em profissionais dentro de pouco tempo; dada a habilidade que possuíam para aplicar e receber golpes, seguramente se converteriam em milionários. Aparentemente, o próprio Fidel Castro, que é o proprietário destes rapazes, se comunicou com Lula da Silva e exigiu que ele colaborasse com a imediata devolução da mercadoria. Lula, que entende a lógica dos senhores de escravos, se compadeceu do velho e enfermo ditador. O pobre Fidel tinha criado estes boxeadores e os havia formado com bons treinadores. Os negros eram seus. Mandou então a polícia realizar o seu trabalho.
Esta triste história revela exatamente a natureza do regime cubano, a forma como Fidel Castro exerce autoridade sobre seus súditos e o tipo de relação que mantém com as demais nações. Pouco depois do incidente, declarou que os desportistas cubanos não participariam da próxima competição internacional. Ela será realizada nos EUA e teme uma deserção em massa dos atletas. Para sua desgraça, a Lei do Escravo Fugitivo foi revogada após a Guerra Civil e os EUA já não respeitam os direitos de propriedade. O presidente Bush não é Lula e não devolveria os ingratos desertores. Há apenas dois anos, meia centena de bailarinos cubados que tinha ido a Las Vegas para apresentar um espetáculo musical manifestaram seu desejo de ser livres e fazer com sua vida o que desejavam, e o pérfido império permitiu que eles ficassem no país. Fidel Castro sentiu que tinham se apropriado de algo seu. São assim esses gringos malvados.
Para Fidel Castro, Cuba é uma grande fazenda onde é seu tudo o que existe ou cresce. Como as vacas são suas, matar uma clandestinamente para dar de comer à família faminta se paga com sete anos de prisão. Mais do que o código penal estabelece para quem comete um homicídio. São suas, inclusive, as lagostas que caminham lentamente no fundo do litoral cubano. Pescá-las para amenizar a fome é um delito tão grave como era caçar animais furtivamente nas propriedades reais quando os reis mandavam no mundo.
O difícil de entender é a vil colaboração do presidente Lula da Silva com esta infâmia moral. Não se presume que estamos diante do primeiro presidente latino-americano que provém da classe operária, o primeiro que poderia entender melhor que ninguém a tragédia dos oprimidos? Pensaria que a liberdade destes dois pobres boxeadores negros não tem a menor importância? Pode ser. Assim pensavam os senhores de escravos. Afinal de contas, o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravatura. Isso aconteceu em 1888. Cuba, em 1886, foi o penúltimo a dar liberdade aos cativos. Entretanto, subsiste nos dois países a mentalidade dos traficantes de pessoas, quer dizer, de coisas. Eu sabia que Fidel Castro era um desses senhores de escravos. Ignorava que Lula era outro.

www.posturaativa.blig.com.br